13/11/2025
Iniciativa do Judiciário amplia acesso gratuito a serviços eletrônicos em 23 cidades catarinenses
O Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) instalou 23 novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em cartórios de cidades localizadas a mais de 20 quilômetros de unidades judiciais. A iniciativa tem o objetivo de garantir que a população sem acesso à internet possa utilizar gratuitamente os serviços do Judiciário catarinense, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-12) e do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Durante a inauguração do PID em Santa Rosa de Lima, o coordenador do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), desembargador Sílvio Dagoberto Orsatto, destacou o compromisso do Judiciário com a inclusão digital. "Estamos aqui em uma das menores cidades do Estado, e o Judiciário não vai deixar ninguém para trás. A sede de fazer justiça é o que faz com que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina promova a inclusão digital por todas as regiões do Estado", afirmou.
Os PIDs funcionam nas escrivanias de paz durante o horário de atendimento dos cartórios e contam com estrutura completa para videoconferências, incluindo computador, câmera, microfone e impressora. Ao todo, o PJSC prevê a implantação de 91 PIDs em cartórios, além dos 41 já existentes em Fóruns e Casas da Cidadania.
Entre os municípios que receberam novos pontos estão Frei Rogério, São Cristóvão do Sul, Bocaina do Sul, Santa Rosa de Lima, Pescaria Brava, Passo de Torres, Praia Grande, Alfredo Wagner, Vidal Ramos, José Boiteux, Anitápolis, Angelina, São Pedro de Alcântara, Major Gercino, Luiz Alves, Massaranduba, Doutor Pedrinho, Atalanta, Presidente Nereu, Rancho Queimado, Vargem, Abdon Batista e Capão Alto.