Notícias

25/11/2025

Caravana da Reurb RJ reúne municípios da Região dos Lagos

Ação em prol de regularização fundiária já tem datas marcadas para fevereiro

O Registro de Imóveis do Brasil ?Seção RJ (Arirj) realizou, no dia 18 de novembro, em Cabo Frio, a Caravana da Reurb edição Região dos Lagos, reunindo registradores, autoridades municipais e demais representantes de órgãos públicos de Cabo Frio, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras.

O encontro marcou mais um passo na estratégia da entidade para ampliar o diálogo com as prefeituras e incentivar a expansão da Reurb em todo o Estado do Rio de Janeiro. Para a diretora de Comunicação, Thais Viegas, o evento já rendeu bons resultados para a região:

"O objetivo da caravana foi plenamente alcançado em Cabo Frio. O encontro permitiu identificar tanto as dificuldades das prefeituras na implementação da Reurb quanto os desafios específicos na relação entre municípios e cartórios da região. A Arirj tem atuado para fortalecer essa aproximação, promovendo integração e diálogo entre os órgãos públicos e os registradores. Durante o evento, inclusive, foram identificadas situações complexas e iniciadas articulações relacionadas a questões ambientais locais."

A Caravana da Reurb RJ se insere numa ação nacional idealizada pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), com o apoio do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) e Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), inspirada no trabalho realizado pelo RIB-SC. A nacionalização do projeto tem movimentado diferentes estados brasileiros em favor da regularização. Dado o tamanho do Estado e suas particularidades, o modelo adotado no Rio reúne diversas cidades por região ? um município-polo é escolhido para sediar a caravana e as comarcas do entorno são convidadas a participar. 

Baixos índices de Reurb e necessidade de integração
Com um dos menores índices de regularização fundiária do país, devido a aspectos históricos, o Estado do Rio de Janeiro enfrenta desafios que vão desde dificuldades técnicas nas administrações municipais até falta de alinhamento entre prefeituras e cartórios. Segundo Thais, a caravana cumpre papel essencial ao promover uma aproximação necessária à segurança jurídica dos processos.

"A Arirj continuará promovendo conhecimento técnico e interação entre órgãos públicos e cartórios, atuando como ponte para fortalecer o diálogo e esclarecer dúvidas. Nos colocamos à disposição para apoiar as prefeituras interessadas em avançar com a Reurb, oferecendo orientações às equipes municipais, tirando dúvidas e contribuindo para superar eventuais dificuldades."
Próximas caravanas: Baixada Fluminense e Região Oceânica

A agenda da Caravana da Reurb será retomada no início de fevereiro de 2026, em dois novos polos:
Duque de Caxias, representando a Baixada Fluminense;
Niterói, reunindo municípios da Região Oceânica.