Foi divulgada nesta terça-feira, 23 de dezembro, pesquisa Datafolha sobre a percepção da população quanto aos serviços prestados pelos cartórios. Os resultados confirmam aquilo que os estudos têm mostrado desde 2009, ano da primeira análise nacional sobre o tema: os cartórios seguem como a instituição que usufrui de maior confiança e credibilidade junto à população.
Em relação à pesquisa realizada pelo Datafolha em 2022, houve aumento de 0,3 ponto na nota final - de 7,9 para 8,2, em uma escala de 10 pontos. As polícias Militar e Civil (7,0), as empresas privadas (7,0) e os advogados (7,0) aparecem na sequência. No fim do ranking estão o Governo (5,0) e o Congresso Nacional (4,5).
O que mais impressiona, porém, é o aumento expressivo das avaliações com notas 9 ou 10 - que indicam alto grau de satisfação com os serviços prestados. Mais da metade dos entrevistados (53%) se disseram muito satisfeitos com o serviço, um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2022, e 31% indicaram estar satisfeitos com o atendimento recebido.
Além disso, pela primeira vez a pesquisa avaliou a percepção dos usuários sobre a prestação de serviços de forma virtual. A maioria absoluta dos entrevistados (80%) sabe que grande parte deles já pode ser realizada pela internet - embora apenas 60% deles tenham utilizado as plataformas digitais pelo menos uma vez.
Qualidades positivas reforçadas
O estudo também indica uma evolução da percepção de características positivas ligadas aos cartórios. Seriedade (70% de notas 9 ou 10), honestidade (67%), confiança e credibilidade (65%), competência (62%) e segurança (61%) foram os atributos com melhor desempenho.
No quesito eficiência, 56% dos usuários disseram estar plenamente satisfeitos com o trabalho (notas 9 e 10) e, 32%, satisfeitos (6 a 8). A avaliação positiva também se mantém nos aspectos ligados à tecnologia (56%), agilidade e rapidez (53%) e à inovação e modernidade (51%).
Outro destaque é a percepção dos entrevistados sobre a importância dos cartórios para a sociedade. Para 8,6 de 10 pessoas, o serviço prestado é muito importante ou importante, e 60% se sentem totalmente seguras em relação aos documentos e transações realizadas.
Entre empresas e órgãos públicos, os cartórios são os mais bem avaliados quando se fala em atendimento ao público: 80% das pessoas consideram-no ótimo ou bom - contra 58% dos Correios e 48% dos bancos, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Critérios como cortesia (90%), qualidade do atendimento (86%) e grau de conhecimento do atendente sobre o trabalho (86%) foram outros destaques positivos da avaliação.
Mais serviços para os cartórios
A maioria dos entrevistados (71%) é contrária à transferência dos serviços dos cartórios para prefeituras e outros órgãos públicos, com a percepção de que eles se tornarão mais burocráticos (85%), mais difíceis de serem realizados (81%) e mais passíveis de corrupção (79%). Esse cenário se repete quando a avaliação diz respeito a empresas privadas: 70% das pessoas são contrárias à privatização dos serviços, pois temem um aumento de custos (76%), mais corrupção (64%) e mais insegurança (62%).
Com isso, há a percepção de que se alguns serviços passassem a ser realizados nos cartórios, haveria melhorias significativas. São os casos, por exemplo, da emissão de documentos de identidade (68%), registro de empresas (67%), requerimentos previdenciários (63%) e emissão de passaportes (59%).
A pesquisa
O Datafolha entrevistou 800 pessoas, entre os dias 20 e 27 de outubro de 2025, que foram a um cartório para uso próprio ou para terceiros nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A abordagem foi realizada no interior ou na saída dos cartórios, de forma aleatória, após a utilização de serviços de todas as especialidades - Notas, Registro Civil, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos, Protestos, Registro de Distribuição e ofícios únicos.
Esta é a quarta edição da pesquisa encomendada pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR).