26/07/2024
Escute o mais recente episódio do podcast do Registro de Imóveis do Brasil
Em seu quinto episódio da temporada 2024, o RIBCast trata de um tema fundamental para a garantia de direitos básicos para a população. A realização de serviços de forma extrajudicial, via Registro de Imóveis, tem prestado um auxílio essencial ao Judiciário brasileiro, dando mais agilidade e segurança para processos que antes levavam anos para serem concluídos.
De acordo com o Relatório Justiça em Números 2024, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), são cerca de 84 milhões de processos em tramitação no Judiciário, que envolvem mais de 18 mil juízes e 275 mil servidores. Só em 2023, 35 milhões de novos casos foram criados, em um aumento de quase 9,5% em relação ao ano anterior. Esses são números que evidenciam a importância desse trabalho realizado pelos cartórios e que foi debatido em detalhes neste episódio.
Para abordar o tema, a diretora de Comunicação do Registro de Imóveis do Brasil, Erika Stocco, recebeo oficial do 2º Registro de Imóveis de Cianorte/PR, José Luiz Germano; o advogado, parecerista e professor Márcio Carvalho Faria; e o juiz de Direito na comarca de Florianópolis/SC, Rafael Maas dos Anjos.
Os convidados trocam conhecimentos e opiniões sobre o tema, abordando tópicos como:
Contexto da desjudicialização na área imobiliária brasileira
Conceito de Justiça multiportas
Serviços disponíveis para os brasileiros no direito imobiliário
Benefícios dos serviços extrajudiciais para o Poder Judiciário, máquina pública, cidadãos e mercado
Expectativas futuras e a tendência de ampliação da desjudicialização e da Justiça multiportas
Ouça no canal do RIB no YouTube ou acesse o áudio completo no Spotify.