Notícias

22/01/2026

Vitória sediará primeira parada da Caravana da Reurb em 2026

Capital do Espírito Santo retomará projeto que tem levado conhecimento sobre regularização fundiária a todo o país

A Caravana da Reurb, ação liderada pela Registro de Imóveis do Brasil (RIB), com o apoio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib), será retomada em março. A primeira parada será no dia 30, em Vitória (ES).
 
ROTEIRO DA CARAVANA REURB 2026
30 de março - Vitória (ES)
27 de abril - Porto Alegre (RS)
18 de maio - Fortaleza (CE)
17 de agosto - Belém (PA)
9 de novembro - Maceió (AL)
 
Destinada ao compartilhamento de conhecimento técnico e à promoção de integração institucional com o intuito de impulsionar ações de regularização fundiária urbana nos estados, a iniciativa integra formação especializada, metodologia consolidada e impacto social positivo e ilustra o compromisso das entidades nacionais e dos registradores com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do sistema registral brasileiro.
 
Para isso, a programação é composta por palestras, workshops e atividades formativas que têm como objetivo ampliar o acesso a informação qualificada e aproximar registradores, autoridades locais e comunidades, além de fornecer orientação jurídica para orientar o início e a condução de processos de regularização que resultem na garantia do direito à moradia.
 
A escolha das capitais leva em conta critérios como distribuição geográfica equilibrada, capacidade de organização e de mobilização do público, infraestrutura da capital, histórico de atuação em Reurb, potencial de impacto institucional e compromisso de avaliar a possibilidade de realizar edições regionais da Caravana.
 
A comissão responsável pela escolha das cidades-sede foi composta por Ari Pires Neto, presidente do RIB; Clícia Maria Roquetto Silva e Talita Delfino Mangussi e Souza, respectivamente, diretora e vice-diretora de Regularização Fundiária Urbana do RIB; Eduardo Arruda Schroeder, diretor de Relações Institucionais do RIB e conselheiro do ONR; Ana Cristina Maia, diretora de Comunicação do ONR e diretora Social do Irib; Roberta Alexandra Rolim Markam, diretora-geral suplente do ONR; e Rachel Barbosa Lopes Cavalcante Tirello, diretora suplente do ONR.