Notícias

08/05/2025

Entidades se reúnem para avançar no plano do sistema registral

RIB integra coletivo responsável por elaboração de documento

O Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) realizaram, em São Paulo, a terceira reunião conjunta para construção do plano estratégico da atividade registral. O encontro é parte de um processo contínuo de planejamento institucional, com foco na valorização do Registro de Imóveis e na definição de metas integradas de gestão e comunicação. 

O presidente Ari Álvares Pires Neto, o diretor financeiro George Takeda, a diretora de comunicação Erika Krugel e o vice-diretor de Relações Institucionais Paulo Pires representaram o RIB. Também estiveram presentes o presidente do ONR, Juan Pablo Corrêa Gossweiler, o vice-presidente Fernando Pereira do Nascimento, o diretor-geral Flaviano Galhardo e a diretora de comunicação Ana Cristina Maia. Pelo IRIB, participaram o tesoureiro-geral Marcos Pascolat, o secretário-geral Ivan Jacopetti do Lago e a diretora de Gestão da Qualidade Aline Michels Lorrenzzetti. 

O grupo de trabalho criado pelas entidades é composto de 12 integrantes com perfil técnico e institucional. O processo de planejamento estratégico é estruturado em três horizontes - curto, médio e longo prazo - e tem por objetivo estabelecer uma atuação coordenada entre as instituições. 

Durante o encontro, os participantes participaram de dinâmicas que utilizaram metodologias ativas, destinadas a encontrar respostas para as seguintes questões como: onde estamos, para onde queremos ir, o que entregamos à sociedade e quais são os propósitos que guiam a atividade. O grupo também debateu o impacto desejado para os próximos anos e refletiu sobre as mensagens que gostariam de ver associadas ao sistema registral. 

A proposta é construir um planejamento único, que oriente as ações estratégicas das três entidades e reforce o papel do Registro de Imóveis como agente essencial para o desenvolvimento do país. 

Mais notícias