Notícias

28/11/2025

Juntos pelo futuro do Registro de Imóveis

Entidades apresentam diretrizes do planejamento estratégico conjunto

Um trabalho feito a muitas mãos para construir uma visão de futuro para o sistema registral imobiliário brasileiro. Essa é a premissa básica do planejamento estratégico conjunto que está sendo desenvolvido pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB), pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib) e pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). Um esforço empreendido ao longo de todo o ano de 2025 e apresentado de forma inédita para as lideranças da atividade na tarde desta quinta-feira, 27 de novembro, em Brasília.
 
O encontro Juntos pelo futuro reuniu representantes das três entidades nacionais e das associações estaduais de Registro de Imóveis para uma apresentação parcial do projeto, dividido em cinco eixos de atuação: governança e articulação institucional; jornada do usuário e digitalização; comunicação e posicionamento público; valor público e impacto social; e cultura, formação e inovação. Ao longo do evento, os responsáveis pelos grupos de trabalho detalharam os objetivos estratégicos de cada eixo e as ações planejadas, que serão desenvolvidas até 2030. 
 
É a primeira vez que um esforço dessa magnitude é realizado nacionalmente, convergindo esforços em áreas como governança, tecnologia, comunicação, capacitação e valorização profissional em um plano nacional único. "É o divisor de águas entre o que era antes e o que vai passar a ser o Registro de Imóveis no Brasil", resumiu Adriano Sá, consultor de gestão e marketing contratado para desenvolver o projeto.
 

RIB, Irib e ONR lado a lado

A proposta do planejamento estratégico conjunto foi apresentada durante o 3º Encontro das Associações Estaduais de Registro Imobiliário e, ao longo de 2025, o trabalho foi sendo realizado em etapas, em reuniões mensais, com a participação de representantes das três entidades nacionais. O presidente do RIB, Ari Pires Neto, destacou a importância desse alinhamento inédito. "As três entidades trabalhando juntas, visando um mesmo objetivo comum, tem dado muito certo. Ao longo dos encontros, podemos trocar ideias e encontrar soluções e caminhos que levem para o futuro que queremos para o Registro de Imóveis brasileiro", disse.
 
O evento Juntos pelo futuro é mais uma etapa dessa construção conjunta, com a apresentação das premissas base que guiarão o trabalho a partir de agora. "A ideia é que haja um engajamento para que todas as ações pensadas para esse planejamento se tornem realidade em cada estado e em cada Registro de Imóveis do Brasil", explicou José Paulo Baltazar Júnior, presidente do Irib.
 
O trabalho completo será apresentado durante o 5º Encontro das Associações Estaduais de Registro Imobiliário, em março de 2026, com a entrega do documento final e uma atualização sobre as ações em desenvolvimento pelas entidades.