29/07/2025
Ferramenta da CGJ-AM vai agilizar e modernizar a fiscalização dos cartórios
A Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Amazonas (CGJ-AM) está em fase final de desenvolvimento de um novo sistema informatizado voltado à realização de correições e inspeções em cartórios. A iniciativa, conduzida em parceria com a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg-AM), tem como objetivo substituir o modelo analógico atualmente utilizado, trazendo mais agilidade, controle e eficiência aos procedimentos de fiscalização.
A plataforma será integrada ao Sistema de Selo Eletrônico, implantado de forma pioneira no Amazonas em 2009, e deverá entrar em operação ainda no segundo semestre de 2025. O novo módulo eletrônico permitirá que a CGJ-AM realize as correições de forma remota, reduzindo custos logísticos e otimizando os recursos humanos, sobretudo nas comarcas mais distantes da capital.
O corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, conduziu nesta semana uma reunião com a equipe técnica responsável pelo projeto, quando foram definidas as diretrizes para a finalização do sistema. Participaram também o juiz-corregedor auxiliar, Roberto Santos Taketomi; o presidente da Anoreg-AM, David Gomes David; o diretor da entidade, Jeibson Justiniano; o chefe de gabinete da CGJ-AM, Silvino Martins; a servidora da Divisão de Controle e Fiscalização dos Serviços Extrajudiciais, Carolina Marreiro; e o consultor de tecnologia da Anoreg-AM, Alysson Rodrigues.
Com a nova ferramenta, os cartórios deverão encaminhar dados organizados e completos à Corregedoria, que terá acesso a um histórico digital detalhado de todas as correições realizadas, incluindo informações centralizadas sobre delegatários, substituições e intervenções. Isso permitirá uma análise comparativa de desempenho ao longo do tempo, que apontará melhorias, retrocessos e pontos de atenção.
O sistema também confere mais transparência à aferição de indicadores que servirão de base para a concessão do Prêmio de Qualidade dos Cartórios Extrajudiciais.
Mais notícias
29/07/2025
29/07/2025
29/07/2025
29/07/2025
28/07/2025