03/10/2025
Iniciativa da RARES-NR, ARISP e Green Farm CO2 Free reforça o compromisso ambiental da atividade notarial e registral
Os Cartórios do Brasil podem assumir um papel de destaque na preservação ambiental e no combate às mudanças climáticas com a adesão ao Selo CO2Free - Neutralização de Carbono. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e a Green Farm CO2 Free, empreendimento localizado no Pantanal sul-mato-grossense.
Mais do que um selo, trata-se de uma certificação socioambiental que coloca os Cartórios como referência em sustentabilidade, em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Ao aderir ao projeto, as serventias têm suas emissões de carbono medidas e neutralizadas, com a consolidação dos dados pela RARES-NR em projetos de redução ou remoção de gases de efeito estufa. O processo gera Créditos de Carbono certificados, garantindo que a serventia esteja alinhada às melhores práticas ambientais globais.
Entre os benefícios da participação estão o direito ao uso do Selo CO2Free em materiais gráficos e digitais, certificação oficial de neutralização de emissões e reconhecimento junto à sociedade, cada vez mais atenta às práticas sustentáveis. Além disso, os Cartórios podem visitar, sem custo de hospedagem e alimentação, a área do projeto no Pantanal, onde está a Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, espaço de 43 mil m² que preserva parte dos biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.
A adesão ao selo é voluntária e tem custo anual de R$ 500,00 - ou de R$ 250,00 para os Cartórios que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental. Para participar, basta acessar o site da RARES-NR e realizar o cadastro.
Mais notícias
03/10/2025
03/10/2025
03/10/2025
03/10/2025
02/10/2025