11/11/2021
Chapa eleita pretende consolidar trabalho construído pela associação nos últimos anos
Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira, 11 de novembro, os representantes das entidades associadas elegeram a nova diretoria do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) para o biênio 2022/2023. O evento contou com a participação de 13 presidentes das associações regionais e a chapa única concorrente foi eleita com 85% dos votos.
Intitulada “Registradores de Imóveis do Brasil”, a formação eleita foi encabeçada pelo atual presidente do RIB, Flaviano Galhardo, oficial do 10º Registro de Imóveis de São Paulo, e pelo vice-presidente Sergio Ávila Doria Martins, titular do 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro – que compõem o Conselho de Administração. Foram eleitos também os nove integrantes das diretorias – cada uma com um diretor e um vice –, além do Conselho Fiscal, formado por três integrantes e três suplentes. O Estatuto Eleitoral permite ao diretor-presidente a recondução ao cargo apenas uma vez e livre recondução aos demais integrantes.
A posse dos integrantes que estarão à frente do RIB na próxima gestão foi realizada logo após a Assembleia Eleitoral. “Em dois anos, construímos muita coisa. A gente apagou bastante incêndio e, agora, é consolidar tudo isso que estamos desenvolvendo”, avalia o presidente reeleito, Flaviano Galhardo. O dirigente ressaltou que a entidade dará continuidade à missão estatutária de melhorar, cada vez mais, o serviço do Registro de Imóveis nos estados e buscar a melhoria do ambiente de negócios em todo o país.
Um dos projetos mais importantes para os anos seguintes é dar continuidade às tratativas de apoio ao Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), que vai implementar e operar, em âmbito nacional, o Sistema Eletrônico de Imóveis (SREI) – sistema de integração das unidades registrais brasileiras. “Esta foi nossa principal energia demandada desde que o Provimento nº 89/2019, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), criou o ONR”, explica Flaviano. Nesse sentido, o RIB negociou, dialogou e realizou a interlocução com registradores de todo o país. “Isso tudo foi muito importante para podermos construir esse novo arranjo institucional do Registro de Imóveis no país”, pondera o presidente.
O RIB ainda é uma instituição jovem –criada em novembro de 2019 – e cresceu em meio ao cenário da pandemia de Covid-19, que transformou todo o planeta. O dirigente explica que, apesar dos contratempos, o trabalho foi compensador. “Foram construídas novas ferramentas para que o serviço registral pudesse continuar funcionando, a despeito do distanciamento social e da restrição dos atendimentos presenciais nos cartórios.”
A ideia também é fortalecer dois pilares do RIB: a comunicação e a atuação institucional. Com relação ao primeiro, é continuar mostrando, em várias frentes, a importância do registro de propriedade para todo o país. Já com relação ao trabalho institucional, será reforçado o contato com as assessorias parlamentares do Congresso Nacional para defender pautas primordiais para o serviço registral brasileiro. “Vamos continuar firme com estas pautas e tornar o RIB autossustentável, com o projeto dos editais, que em breve será divulgado para todos”, finaliza Flaviano.
Integrantes da diretoria
A ideia da chapa “Registradores de Imóveis do Brasil” era manter a diretoria anterior, mas algumas mudanças precisaram ser feitas por decisão dos próprios integrantes. Por isso, foram escolhidos novos registradores de imóveis para compor as diretorias de Comunicação, de Relações Institucionais, de Regularização Fundiária Urbana e de Imóveis Rurais.
Veja a relação completa dos dirigentes eleitos para o RIB:
Presidência
Presidente: FLAVIANO GALHARDO – 10º Registro de Imóveis de São Paulo – SP
Vice-presidente: SERGIO ÁVILA DORIA MARTINS – 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro – RJ
Diretoria de Tecnologia da Informação
Diretor: LUIZ EDUARDO FREYESLEBEN SILVA – Registro de Imóveis de Curitibanos – SC
Vice-diretor: JOSÉ EDUARDO DE MORAES – Registro de Imóveis de Pinhais – PR
Diretoria de Relações Institucionais
Diretor: JUAN PABLO CORRÊA GOSWEILER – 2º Registro de Imóveis de Campo Grande – MS
Vice-diretor: Ainda a definir
Diretoria de Regularização Fundiária Urbana
Diretora: PAOLA DE CASTRO RIBEIRO MACEDO – Registro de Imóveis de Taubaté – SP
Vice-diretor: JOCSÃ ARAUJO MOURA – 1º Registro de Imóveis de Iúna – ES
Diretoria de Regularização Fundiária Rural
Diretor: Ainda a definir
Vice-diretor: Ainda a definir
Diretoria de Imóveis Rurais
Diretor: ROSANGELA PORTO POLON – 1º Registro de Imóveis de Porto Esperidião – MT
Vice-diretor: LEANDRO DE LIMA LOPES – Registro de Imóveis de São Miguel Arcanjo – SP
Diretoria de Relações Internacionais
Diretora: BIANCA CASTELLAR DE FARIA – 1º Registro de Imóveis de Joinville – SC
Vice-diretor: JOSÉ PAULO BALTAZAR JÚNIOR – 3º Registro de Imóveis de Campo Grande – MS
Diretoria de Autorregulação e Compliance
Diretor: SÉRGIO NEUMANN CUPOLILO – 1º Registro de Imóveis de Tubarão – SC
Vice-diretora: Ainda a ser definido
Diretoria de Comunicação e Eventos
Diretora: CAROLINE FELIZ SARRAF FERRI - 1º Registro de Imóveis de Londrina – PR
Vice-diretor: ANDREA MARIA PINHATE – Registro de Imóveis de Uma – BA
Diretoria Financeira
Diretor: GEORGE TAKEDA – 3º Registro de Imóveis de São Paulo – SP
Vice-diretor: DAVID GOMES DAVID - 2º Registro de Imóveis de Manaus – AM
Conselho Fiscal
Titulares: LEONARDO MONÇORES VIEIRA, ANDRÉ VILLAVERDE e LEANDRO BORREGO MARINI
Suplentes: MIGUEL ANGELO ZANINI ORTALE, MARCELO NECHAR BERTUCCI e FREDERICO JORGE V. FIGUEIREDO ASSAD.
Mais notícias
03/07/2025
03/07/2025
02/07/2025
01/07/2025
01/07/2025