Notícias

25/08/2025

Encontro em São Paulo alinha estratégias do Registro de Imóveis

RIB, IRIB e ONR definem plano de governança, padronização e comunicação para fortalecer a atividade registral

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a sede da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) recebeu três dias de trabalhos conjuntos entre o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e o Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR). O encontro marcou mais uma etapa da construção de um plano estratégico comum para o fortalecimento do sistema registral brasileiro. 

O presidente do RIB, Ari Álvares Pires Neto, destacou o momento favorável ao avanço e à consolidação de definições essenciais ao futuro da atividade. Ele defendeu a construção de uma governança institucional eficiente, a padronização dos serviços e da experiência do usuário em todo o país, além da valorização da cultura e da qualificação contínua dos registradores. "A experiência do usuário é fundamental, porque é para ele que existimos. Melhorar essa jornada é um compromisso com a sociedade e com o aperfeiçoamento constante da nossa atividade", afirmou. 

O presidente do IRIB, José Paulo Baltazar Junior, disse que a integração segue os princípios da boa técnica administrativa. "Estamos avançando na definição dos eixos estratégicos que orientarão nossas próximas metas, métricas e ações concretas. O objetivo é uniformizar processos e práticas para que o cidadão ? em qualquer ponto do país ? tenha uma experiência padronizada e de excelência ao buscar o registro de imóveis." 

Já o presidente do ONR, Juan Pablo Corrêa Gossweiler, enfatizou o valor social da atividade. "O Registro de Imóveis entrega muito para o Brasil. Onde há propriedade regular, há geração de valor, de riqueza e de dignidade. Precisamos romper com visões distorcidas: o registro é um instrumento essencial para garantir direitos, prevenir conflitos e promover paz social. Nosso objetivo é claro: oferecer o melhor registro de imóveis do mundo e prestar um serviço cada vez mais qualificado e acessível à população." 

Mais notícias