Segundo pesquisa do Grupo QuintoAndar, os brasileiros da geração Z lideram o sonho da casa própria no país. O estudo mostra que 50% dos jovens de 18 a 28 anos afirmam que pretendem comprar um imóvel, um percentual maior que a média nacional, de 41%.
Na sequência estão Millennials (45%), Geração X (44%) e Baby Boomers (32%).
A consulta, realizada em parceria com a Ipsos-Ipec, ouviu 2.485 pessoas das classes A, B e C, em todas as regiões do país.
A principal razão para não adquirir a casa própria é unânime entre todas as idades: poder de compra insuficiente. De acordo com o levantamento, 41% dos entrevistados dizem não ter dinheiro para dar entrada ou financiar (percentual que chega a 47%, no caso da geração Z). Outros 30% dizem que os preços subiram demais e 21% apontam os juros muito altos como uma barreira. A percepção geral é de que os imóveis estão muito caros e os juros elevados, o que transforma a compra em um plano de longo prazo para a maioria.
Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dizem que gostariam muito de guardar dinheiro, mas admitem que as despesas atuais já consomem toda ou quase toda a renda.
Essa realidade faz com que o sonho de adquirir a casa própria seja adiado: 60% dos que desejam adquirir um imóvel planejam fazer isso em um ano ou mais (percentual que sobe para 65% no caso dos jovens da geração Z).
Os dados mostram ainda que os cinco principais motivos dos brasileiros para adquirir um imóvel atualmente são:
- Ter um imóvel melhor que o atual (maior, mais novo ou com mais infraestrutura): 31%
- Realizar um sonho: 28%
- Ter a garantia de um imóvel próprio (como patrimônio ou segurança financeira): 28%
- Não ter que pagar aluguel: 24%
- Fazer um investimento: 22%