Notícias

20/03/2025

IARI moderniza extração de dados nos Registros de Imóveis

Ferramenta de IA do ONR, desenvolvida com o Google, otimiza a geração de indicadores

A IARI - Inteligência Artificial do Registro de Imóveis foi desenvolvida pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) em parceria com o Google para modernizar a extração dos Indicadores Real e Pessoal. A ferramenta traz mais agilidade e segurança ao processamento de dados imobiliários, auxiliando os cartórios no cumprimento dos Proventos n° 143/2023 e 170/2024. 

Isso porque a IARI otimiza a estruturação das informações, reduz erros manuais e possibilita que se tenha um formato padronizado de envio. Nesta primeira versão, ela está disponível para cartórios com cronograma de envio a cumprir, permitindo a extração do escopo mínimo de dados exigidos pelas normas. 

Para utilizar a IARI, é necessário que as matrículas estejam armazenadas no Bucket ONR no Next Cloud SAS, com acesso realizado via Ofício Eletrônico. Cartórios que operam via Web Service também podem gerar os indicadores utilizando a ferramenta, sem necessidade de alterações no modelo atual de serviço. 

O desenvolvimento e a manutenção da IARI são financiados pelo FIC SREI, porém, há um custo de processamento de dados, estimado entre R$ 0,05 e R$ 0,10 por página de matrícula. Cartórios contemplados no PID são isentos da taxa, enquanto as demais unidades arcarão apenas com os valores do processamento da inteligência artificial. A ativação da ferramenta ocorre em até 24 horas após diagnóstico e setup junto ao ONR. 

Mais notícias