Notícias

16/10/2025

Integração entre e-Notariado e RI Digital está habilitada

Ferramenta permite envio e acompanhamento eletrônico de escrituras, com mais agilidade, segurança e transparência

A integração entre o e-Notariado e o RI Digital foi oficialmente habilitada, marcando um avanço histórico na modernização dos serviços notariais e registrais no Brasil. O sistema é resultado de convênio firmado entre o Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB/CF) e o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR). 

Com a nova funcionalidade, as escrituras públicas de imóveis lavradas pelos tabeliães podem ser enviadas eletronicamente, de forma direta, aos Registros de Imóveis, simplificando e agilizando o fluxo de trabalho. 

"Essa parceria é muito estratégica para o Colégio Notarial do Brasil ? Conselho Federal, como também para o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis, pois une duas das mais importantes plataformas que temos hoje no sistema extrajudicial brasileiro e reforça a cooperação entre as nossas atividades", afirmou Giselle Oliveira de Barros, presidente do CNB/CF. 

O ambiente unificado permite aos tabeliães elaborar, assinar e encaminhar escrituras para registro, além de acompanhar em tempo real o andamento das solicitações. A automação e o acompanhamento eletrônico reduzem retrabalhos e conferem mais segurança jurídica, transparência e eficiência aos procedimentos registrais. 

"Por vezes, somos vistos como uma das atividades que trazem certa burocracia, mas vimos desconstruindo essa pecha de forma paulatina, mostrando a importância das atividades notariais e registrais para a sociedade brasileira. É um grande salto em termos de integração das nossas instituições", destacou Juan Pablo Correa Gossweiler, presidente do ONR. 

A iniciativa também contribui para o fortalecimento do ambiente de negócios no país. Segundo o relatório B-Ready, do Banco Mundial (edição 2025), 88% dos países com sistemas notariais eficientes obtiveram pontuação acima da mediana no indicador de Transferência Imobiliária. Com a integração, a expectativa é de avanço do Brasil nesses indicadores, especialmente nos quesitos tempo, etapas e custos. 

Mais informações e materiais explicativos sobre a integração estão disponíveis nos canais oficiais do CNB/CF e do ONR no YouTube, com tutoriais e orientações práticas para apoiar os profissionais na adoção da nova ferramenta. 

Mais notícias