23/05/2025
Programa de Inclusão Digital de 2025 prioriza serventias de menor porte e consolidação do SREI
O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) lançará, no dia 19 de maio, a edição 2025 do Programa de Inclusão Digital (PID). A nova versão reafirma o compromisso com a modernização do Registro de Imóveis e a redução das desigualdades técnicas entre serventias, com foco especial nas unidades de menor porte e na integração plena ao Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI).
Com orçamento previsto de R$ 12 milhões, o PID 2025 prevê o fornecimento de infraestrutura tecnológica, conectividade e soluções em inteligência artificial, como a plataforma IARI, desenvolvida pelo ONR. As serventias selecionadas receberão equipamentos como computadores, servidores, roteadores, scanners, acesso à internet via satélite, além de apoio à digitalização de matrículas e estruturação de dados dos livros de indicadores. Também está prevista a capacitação técnica das equipes locais.
Para o presidente do ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler, o PID representa um passo decisivo para a padronização tecnológica do sistema. "É uma iniciativa com foco na excelência dos serviços prestados à sociedade, ao Poder Público e à iniciativa privada. Um programa que fortalece a atividade e garante equidade na participação do SREI", afirma.
A edição 2025 trará aprimoramentos nos critérios de elegibilidade e avaliação. Poderão se candidatar serventias com arrecadação dentro dos limites estabelecidos, que estejam regulares com o FIC-SREI e disponham - ou prevejam - sistema informatizado. A seleção será conduzida pela Diretoria Executiva do ONR e deliberada pelo Comitê Gestor do programa.
Mais notícias
28/05/2025
28/05/2025
27/05/2025
27/05/2025
26/05/2025