Notícias

13/02/2026

Oportunidade para afirmar compromisso com o meio ambiente

São diversos os benefícios da adesão ao Selo CO2Free, iniciativa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Fruto de uma parceria entre a Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR), Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e Green Farm CO2 Free, empreendimento localizado no Pantanal, o Selo CO2Free - Neutralização de Carbono é uma certificação que posiciona os cartórios frente a uma das mais graves ameaças ao planeta na atualidade: as mudanças climáticas.
 
Ao aderir à iniciativa, o cartório tem suas emissões de carbono mensuradas. Em seguida, as informações coletadas são consolidadas pela Rares-NR e convertidas em projetos de redução ou remoção de gases de efeito estufa, com o intuito de mitigar seus efeitos e preservar a biodiversidade, de forma alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
 
Concluída essa etapa, são gerados créditos de carbonos certificados. Além da certificação oficial relativa à neutralização de emissões, as serventias aderentes recebem o Selo CO2Free para aplicação em materiais físicos e digitais, têm sua imagem fortalecida junto à sociedade, obtêm reconhecimento pela contribuição dada à agenda ambiental e adquirem o direito de visitar a área do projeto no Pantanal, com hospedagem e alimentação custeadas.
 
O projeto também é responsável pela manutenção da Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, uma área preservada que integra três biomas brasileiros (Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica), com extensão de 43 mil m², onde são gerados os créditos de carbono que compensam as emissões dos cartórios participantes.
 
Como aderir
 
O valor anual da adesão é de R$ 500, exceto para serventias que já possuem o Selo Rares-NR, que pagam apenas R$ 250. Interessados em aderir devem acessar o site da RARES-NR (rares.org.br).
 
Fonte: Anoreg/BR
 

Mais notícias