27/05/2025
Iniciativa amplia a regularização fundiária e reforça a atuação institucional no estado
O Registro de Imóveis do Brasil - Seção Paraná (RIB-PR) lançou oficialmente, no dia 21 de maio, a Caravana da Reurb Paraná. A iniciativa tem como objetivo apoiar e ampliar as ações de regularização fundiária urbana no estado, mobilizando gestores públicos, registradores e especialistas para promover o desenvolvimento dos municípios por meio da oferta de segurança jurídica às propriedades.
A Caravana conta com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), e o evento de lançamento reuniu mais de 200 pessoas, entre representantes dos poderes Executivo e Judiciário, prefeituras e entidades ligadas ao setor.
Inspirada no modelo catarinense, lançado em 2024, a Caravana priorizará regiões que mais demandam ações de Reurb. "A ideia é levar conhecimento técnico e garantir segurança jurídica à população", afirmou Clícia Roquetto, diretora de Regularização Fundiária do RIB-PR e do RIB.
Para o presidente do RIB-PR, Luis Flávio Fidelis Gonçalves, o projeto posiciona o estado como protagonista no que diz respeito à pauta. "Pretendemos fazer com que o Paraná seja, mais uma vez, protagonista em regularização fundiária, trazendo esses imóveis para o mercado e beneficiando a nossa população com a segurança de propriedade e mais dignidade."
A diretora de comunicação do RIB-PR e do RIB, Erika Medeiros Krügel Stocco, destacou o papel da Reurb como política pública. "A Reurb precisa ser vista como uma oportunidade de transformação. Nosso objetivo é engajar prefeitos e gestores para que compreendam a força que a regularização tem no desenvolvimento dos municípios."
Criador da Caravana e diretor de Reurb do RIB-SC, Renato Martins Silva destacou que a proposta vai além da entrega de títulos. "A Caravana é um trabalho para estimular as prefeituras a impulsionarem a regularização fundiária em seus territórios. Não é só entrega de titulação, mas de dignidade e desenvolvimento para as cidades."
A regularização fundiária contribui diretamente para o aumento da arrecadação municipal, facilita o acesso da população a serviços públicos e fortalece o planejamento urbano - pilares da atuação do Registro de Imóveis do Brasil.
Mais notícias
28/05/2025
28/05/2025
27/05/2025
27/05/2025
26/05/2025