22/04/2025
Encontros serão realizados nas capitais para auxiliar na implementação das ações de regularização
O Registro de Imóveis do Brasil (RIB) anunciou as datas dos primeiros eventos do projeto Caravana da Reurb Nacional. Curitiba (PR) será a primeira cidade a realizar a Caravana dentro da nacionalização, no dia 21 de maio, por livre iniciativa. Já, a partir da seleção do edital lançado pelo RIB, Porto Velho (RO) será a primeira capital, no dia 23 de junho, seguida por Rio de Janeiro (RJ), em 25 de agosto, Goiânia (GO), em 22 de setembro. João Pessoa (PB) será a última capital do edital, fechando a Caravana 2025, em 27 de outubro.
Além das cidades selecionadas, haverá uma edição especial em Manaus/AM, no dia 4 de agosto. A edição especial contará com o patrocínio do IRIB, que realizará também seu 50º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil, de 5 a 7 de agosto, em Manaus.
A Caravana da Reurb nasceu em Santa Catarina, em 2024, criada pelo RIB-SC, e agora está sendo nacionalizada pelo RIB, com o apoio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). O objetivo é realizar a conscientização sobre a importância da Reurb nos municípios e dar o start nas parcerias entre os atores institucionais que devem desenvolver as ações de forma prática, ao mesmo tempo em que os registradores de imóveis fornecem informações técnicas sobre o passo a passo da regularização imobiliária.
Com isso, o RIB pretende auxiliar na regularização fundiária em todo o território nacional, aproximando o sistema registral dos municípios e viabilizando ações práticas voltadas à garantia do direito à moradia.
As datas e locais escolhidos para essas edições foram definidos no último dia 11, pela comissão responsável pelo edital da Caravana, considerando aspectos como: inscrições dentro do prazo estabelecido, justificativa, viabilidade técnica, demanda regional, entre outros.
Acompanhe as atualizações e saiba mais detalhes sobre o projeto Caravana da Reurb Nacional, no site do Registro de Imóveis do Brasil e nas redes sociais do RIB e dos parceiros.
Mais notícias
31/07/2025
31/07/2025
31/07/2025
31/07/2025
29/07/2025