Notícias

18/08/2025

Moradia Legal chega a 100% dos municípios pernambucanos

Realizado em parceria com Registros de Imóveis, programa já entregou mais de 41 mil títulos de propriedade

Os Registros de Imóveis de Pernambuco alcançaram um marco histórico com o programa Moradia Legal Pernambuco, que agora conta com a adesão dos 184 municípios do estado. Criada em 2018, a iniciativa já superou a marca de 41 mil títulos de propriedade entregues a famílias de baixa renda em áreas urbanas de interesse social. 

A adesão total foi formalizada em 14 de agosto, em solenidade realizada no Palácio da Justiça, no Recife, com a participação de prefeitos, representantes de entidades parceiras e autoridades do Poder Judiciário. 

O programa é fruto de uma articulação que reúne o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJPE), a Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (ARIPE), a Associação dos Notários e Registradores de Pernambuco (Anoreg/PE), a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), além da UFPE e UFRPE. 

Representante dos cartórios, o presidente da Anoreg/PE, André Vilaverde, destacou que "assim como os cartórios, agora, com muito orgulho, podemos dizer que o Moradia Legal também está em todos os municípios de Pernambuco?. ?Isso é inédito no Brasil e deve servir de exemplo para todo o país", acrescentou. 

Pernambuco se tornou o primeiro estado do país a ter todos os municípios integrados ao programa, que tem como foco garantir segurança jurídica e dignidade aos beneficiados e contribuir com o desenvolvimento social por meio da regularização fundiária. 

Mais notícias