17/07/2025
Serventias passam a oferecer acesso a serviços do Judiciário por meio de PIDs
O Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL) e a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) firmaram, no dia 14 de julho, um Acordo de Cooperação com oito Cartórios alagoanos para a instalação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs). Esses espaços permitirão que a população acompanhe o andamento de processos, participe de audiências por videoconferência e obtenha atendimento por meio do Balcão Virtual diretamente nas serventias.
Segundo o presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, o objetivo é levar comodidade a moradores de municípios que não são sedes de comarca, aproveitando a capilaridade dos cartórios extrajudiciais. A iniciativa também busca ampliar o número de serventias participantes.
A juíza auxiliar da Presidência do TJAL, Lívia Mattos, destacou que os cartórios estão presentes em localidades com grande número de excluídos digitais, e que os PIDs aproveitam a estrutura existente das serventias para incluir essas pessoas nos serviços do Judiciário.
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Celyrio Adamastor, a medida garante mais facilidade, dignidade e agilidade no acesso a serviços essenciais, aproximando a Justiça de quem vive em cidades distantes das sedes judiciais.
Mais notícias
17/07/2025
17/07/2025
16/07/2025
16/07/2025
15/07/2025