13/11/2025
Proposta simplifica contratos e busca reduzir a burocracia para acelerar o início das construções
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei n.º 4.250/2025, de autoria do deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que altera o regulamento do Programa Minha Casa, Minha Vida. O texto dispensa a necessidade de autorização formal de prefeito para a assinatura de contratos de execução de obras, mantendo apenas a exigência do alvará de construção emitido pela prefeitura.
Atualmente, a execução das obras depende da aprovação do poder municipal, o que inclui tanto o alvará quanto a anuência direta do chefe do Executivo local. A proposta pretende eliminar essa segunda exigência, considerada um entrave burocrático, especialmente para empreendimentos financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), voltados à construção de moradias populares.
De acordo com o relator do projeto, deputado Yury do Paredão (MDB-CE), a dispensa da autorização de prefeito "impede o uso político-eleitoral do programa habitacional e acelera o início das obras, reduzindo a burocracia".
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