Notícias

06/05/2025

Caravana da Reurb inicia percurso pelo Paraná

Projeto foi apresentado durante o II Encontro de Municípios, em Curitiba

A Caravana da Reurb percorreu seus primeiros quilômetros durante o II Encontro de Municípios do Paraná (Emupar), realizado nos dias 29 e 30 de abril, em Curitiba. O evento reuniu centenas de prefeitos, gestores públicos e técnicos para debater soluções para o desenvolvimento urbano e social dos municípios. 

A iniciativa é promovida pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e executada pelas entidades estaduais com o objetivo de levar orientação técnica, apoio e capacitação às cidades para a implementação de políticas de regularização fundiária. Durante  apresentação no Emupar, o presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Luis Flávio Fidelis Gonçalves, destacou o impacto positivo da regularização fundiária. "A Reurb é uma ferramenta de justiça social, desenvolvimento econômico e cidadania. E os registradores de imóveis são parceiros fundamentais dos municípios nessa missão", afirmou. 

O encontro contou com o apoio do Poder Legislativo estadual. O deputado Luis Corti, coordenador da Frente Parlamentar de Regularização Fundiária da Assembleia Legislativa do Paraná, reforçou o papel institucional da Aripar. "Precisamos ampliar o diálogo entre Estado, municípios e registradores para levar a Reurb a quem mais precisa. A frente parlamentar está de portas abertas para construir soluções e apoiar projetos como esse, que saem do discurso e fazem acontecer nos municípios", disse. 

Para Erika Stocco, diretora de Comunicação da Aripar, a Caravana da Reurb vai além da orientação técnica. "É também uma ação de presença, diálogo e comunicação direta com os municípios. Estamos mostrando que os registradores são agentes ativos da transformação social e do desenvolvimento das cidades", explicou. 

Mais notícias