27/11/2025
Cinco associações estaduais serão selecionadas; formulário de inscrição deve ser preenchido até 16 de dezembro
O projeto que percorreu todas as cinco regiões do Brasil em 2025 levando conhecimento sobre os processos de regularização fundiária continuará sua jornada pelo país em 2026. E as associações estaduais de Registro de Imóveis interessadas em realizar a Caravana da Reurb no próximo ano têm até 16 de dezembro para se inscrever e participar do processo seletivo.
Os detalhes do projeto estão descritos no edital de chamamento público lançado pelo Registro de Imóveis do Brasil (RIB) nesta quinta-feira, 27 de novembro, com apoio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (Irib). O documento prevê a seleção de cinco associações estaduais, que sediarão as edições da Caravana nos meses de março, abril, maio, agosto e novembro de 2026 - exclusivamente na capital do estado inscrito. Lembrando que aqueles que já receberam uma edição do evento não poderão se inscrever novamente.
A Caravana da Reurb é um programa estruturado para disseminar conhecimento técnico, promover integração institucional e impulsionar ações de regularização fundiária urbana nos estados, combinando formação especializada, metodologia consolidada e impacto social. O projeto reforça o compromisso das entidades nacionais e dos registradores com a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do sistema registral brasileiro.
As inscrições devem ser realizadas até 16 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/tg4cFmviFAmM1ZJ39
As associações devem enviar:
A escolha das associações será feita por representantes das três entidades nacionais, considerando critérios como distribuição geográfica equilibrada, capacidade de organização e de mobilização do público, infraestrutura da capital, histórico de atuação em Reurb, potencial de impacto institucional e o compromisso institucional de avaliar a possibilidade de realizar edições regionais da Caravana. A avaliação tem caráter discricionário e não cabe recurso quanto ao mérito, exceto em caso de erro material.
Ao longo deste a ano, a Caravana da Reurb rodou o país. Foram cinco edições realizadas em conjunto pelas entidades nacionais e uma realizada pelo Registro de Imóveis do Brasil - Seção Paraná (RIB-PR), que abriu a agenda de 2025. Confira como foram as edições realizadas até o momento: