Notícias

29/06/2022

Incra vai lançar Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais

Lançamento será no dia 18 de julho e emissão poderá ser feita pela internet ou aplicativo; pagamento deve ser realizado no Banco do Brasil

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançará, no próximo dia 18 de julho, o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais referente ao exercício 2022 (CCIR 2022). O documento constitui prova do cadastro do imóvel rural, sendo indispensável para desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o imóvel rural e para homologação de partilha amigável ou judicial (sucessão causa mortis) e deve ser emitido para os proprietários, titulares do domínio útil ou possuidores a qualquer título de imóvel rural.

De acordo com o ofício encaminhado pelo órgão ao Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), a emissão do CCIR 2022 poderá ser realizada mediante acesso ao site snrc.serpro.gov.br/cci/emissao ou por meio do aplicativo SNCR-Mobile, disponível para dispositivos móveis que utilizam sistemas IOs ou Android. O aplicativo pode ser acessado na loja Gov.BR.

O CCIR 2022 também pode ser emitido através da Declaração de Cadastro Rural (DCR), disponível no site snrc.serpro.gov.br/dcr e no Portal do Cadastro Rural (http://www.cadastrorural.gov.br), no menu Serviços. Para que seja validado, a taxa cadastral contida no Certificado deverá ser paga na rede de atendimento do Banco do Brasil.

Segundo o Incra, eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas junto às Superintendências Regionais, Unidades Avançadas e Salas da Cidadania do Instituto, bem como nas Unidades Municipais de Cadastramento (UMC), que funcionam em cooperação com as Prefeituras.

 

Fonte: IRIB

Foto: Thiago Barros/Divulgação

Mais notícias