Notícias

03/01/2025

Inteligência Artificial do Registro de Imóveis

Registro de Imóveis é detaque no Jornal Nacional

Um projeto pretende modernizar o Registro de Imóveis para garantir a segurança jurídica das transações e, assim, preservar a memória. O lançamento da Inteligência Artificial do Registro de Imóveis (IARI) foi tema de uma reportagem exclusiva exibida no Jornal Nacional, principal programa jornalístico da TV Globo, nesta quinta-feira, 2 de janeiro, reconhecendo a iniciativa como uma ferramenta inovadora, com potencial para transformar o setor imobiliário no Brasil. 

Resultado de uma parceria entre o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) com o Google, a tecnologia foi desenvolvida em conformidade com o Provimento n.º 143 do CNJ. Além de realizar a leitura dos dados contidos nas matrículas imobiliárias em papel, a ferramenta vai organizar um banco de informações, agilizando processos burocráticos e contribuindo para a segurança jurídica dos atos. 

Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR, recebeu a equipe do Jornal Nacional no 10º Registro de Imóveis de São Paulo e apresentou detalhes da novidade. ?Vamos poder fazer a confrontação dessas informações com bases de dados públicas e identificar sobreposições. Áreas que confrontam e que sobrepõem áreas públicas, áreas verdes e protegidas coibindo fraudes ou grilagens e ajudando a preservar o meio ambiente?, destacou. 

O projeto piloto da IARI está em fase de testes em 11 Registros de Imóveis, localizados em diversos estados do país: Amazonas, Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O Cartório Único de Humaitá, no Amazonas, por exemplo, exibiu os resultados da digitalização concluída pelo ONR, demonstrando como o processo aprimorou o atendimento ao público e impulsionou a oferta de serviços digitais. 

A previsão é que a IARI seja expandida para todas as unidades registrais ao longo de 2025. Confira a reportagem completa aqui.

Mais notícias