Notícias

05/08/2025

4ª Reunião de Alinhamento é realizada em Manaus

Representantes das entidades nacionais e estaduais de Registro de Imóveis debateram as perspectivas futuras da atividade registral

As lideranças do sistema de Registro de Imóveis brasileiro estiveram em Manaus na manhã desta terça-feira, 5 de agosto, para a 4ª Reunião de Alinhamento Institucional do RIB, IRIB, ONR e Associações Estaduais. Esse foi o último evento promovido pela gestão 2024/2025 do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), que pôde apresentar um breve balanço dos trabalhos realizados desde o encontro de Florianópolis e - em conjunto com o Instituto de Registro de Imóveis do Brasil (IRIB), com o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e com as entidades estaduais associadas - traçar os rumos para a atividade registral no país.

Estratégias alinhadas

Como se tornou tradição nos encontros promovidos pelo RIB, os presidentes das entidades nacionais participaram da mesa de abertura e promoveram um debate sobre a estratégia conjunta que está sendo construída para a atividade registral. Anfitrião, o presidente do Registro de Imóveis do Brasil, Ari Álvares Pires Neto, destacou conquistas importantes da entidade nesses dois últimos anos. "Estamos padronizando a marca do Registro de Imóveis em todo o Brasil, conseguimos criar um jornal que faz frente às necessidades de recursos do RIB para defesa institucional e vamos terminar esses dois anos cumprindo tudo aquilo que nos comprometemos com os colegas no início da gestão", afirmou.

Os presidentes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), José Paulo Baltazar Junior, e do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Juan Pablo Correa Gossweiler, também aproveitaram a ocasião para atualizar os participantes sobre os projetos em desenvolvimento nas duas entidades.

Baltazar destacou que, mesmo com pouco tempo da atual gestão, já foi possível iniciar questões importantes como a reformulação da Comissão do Pensamento Registral Imobiliário (CPRI) e a utilização de ferramentas de inteligência artificial para facilitar o acesso ao vasto banco de dados do IRIB. O presidente do ONR, por sua vez, apresentou um panorama dos projetos tecnológicos previstos até 2026, como a integração dos cartórios via Programa de Inclusão Digital (PID) e o sistema Conecta, que interligará em plataforma única, de forma simples, os cartórios ao ONR - sendo um dos primeiros passos para que haja a criação de matrículas eletrônicas estruturadas.

Ações do RIB

A segunda parte da reunião de alinhamento foi dedicada a apresentar as ações realizadas e as planejadas pelo RIB para o segundo semestre de 2025. O presidente Ari Pires deu início às apresentações com um relato sobre a parceria para criação de um serviço de avaliação digital de imóveis. Também foram explicados os projetos de atuação política do Registro de Imóveis do Brasil e realizada uma prestação de contas da entidade.

Na sequência, o diretor de Relações Institucionais do RIB, Eduardo Arruda Schroeder falou sobre a relação com o Congresso Nacional, a participação em eventos com públicos de interesse e o contato com outras entidades de classe. Ainda no âmbito jurídico, foi apresentada a nova responsável pela recém-criada Diretoria de Defesa de Prerrogativas do RIB, Ana Carina Pereira, que, junto com o assessor jurídico do RIB, Gabriel Souza, falaram sobre os projetos acompanhados pela equipe no Supremo Tribunal Federal (STF), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em nível estadual.

Pela Diretoria de Comunicação, a diretora Erika Stocco realizou uma breve apresentação sobre os resultados obtidos pela equipe - nas redes socias, no RIBCast, nas solicitações da marca padronizada, entre outros - e fez mostrou os materiais de comunicação voltados para os cartórios, que serão lançados oficialmente no dia 7 de agosto, durante o L Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil. "Essas reuniões são importantes para alinhar o rumo do nosso caminhar e são sempre muito produtivas porque tornam o andamento das associações estaduais coordenado com a estratégia nacional", destacou.

Por fim, a diretora de Regularização Fundiária Urbana do RIB, Clícia Roquetto, convidou ao palco os participantes da Caravana da Reurb (confira como foi a edição em Manaus) e contou como tem sido a experiência de rodar o país falando sobre o tema. "Estivemos em Rondônia e agora em Manaus, sempre com eventos muito bem organizados e que mostram o interesse das pessoas na regularização. A ideia é que agora as associações estaduais continuem realizando a Caravana pelo interior e espalhando a palavra da Reurb", disse.

Alinhamentos futuros

Outra decisão tomada pelas entidades presentes foi a escolha de Goiânia como a sede da 5ª edição da Reunião de Alinhamento Institucional. Com isso, o Registro de Imóveis do Brasil segue com o compromisso de percorrer todas as regiões e valorizar a atividade de norte a sul do país. Em breve serão definidas as datas e a programação do evento.

Mais notícias