Notícias

26/06/2026

Ideia Terra Brasil concentrará informações territoriais

Iniciativa vai integrar bases de dados como o Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR)

Apresentado na última quarta-feira (24), o Programa Ideia Terra Brasil (Inteligência Digital para Ecossistemas Integrados, Ambientais e Territoriais do Brasil) irá, em breve, oferecer ao país uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de dados territoriais e ambientais com o uso de Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a governança de informações, fortalecer ações de fiscalização e ampliar a transparência pública. A ação, que une o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), é parte do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), voltado para a melhoria dos serviços públicos.
 
O Ideia Terra Brasil vai integrar bases de dados as mais diversas, como o Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), entre outras, para constituir um ecossistema capaz de promover uma troca automática e segura de informações.
 
Entre os ganhos previstos estão a evolução do serviço "Meu Imóvel Rural", que reunirá diversos serviços fundiários em uma mesma plataforma; eficiência na gestão do patrimônio público rural; tomada de decisão baseada em dados integrados, incluindo informações dos sistemas do Incra, Inpe e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar; racionalização de processos administrativos e fortalecimento da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável.
 
A ação prevê, ainda, o uso de IA no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para possibilitar uma avaliação automatizada e a priorização de cadastros; no Ordenamento Territorial, para o aperfeiçoamento do cadastro rural, a digitalização de acervos e a regularização fundiária; e na identificação e monitoramento dos bens geridos pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
 
A previsão é que a iniciativa ganhe forma em 48 meses.
 
Fonte: Registro de Imóveis do Brasil, com informações do Governo Federal
 

Mais notícias