Notícias

05/02/2026

Mercado imobiliário de alto padrão registra expansão de 20%

Lançamentos alcançaram R$ 30 bilhões em 2025; crescimento se concentrou em grandes incorporadoras

Nem mesmo a manutenção da Selic em padrão elevado abalou o mercado imobiliário de médio e alto padrão em 2025. O setor contabilizou R$ 30 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV), volume 20% superior ao registrado em 2024. Os números constam de levantamento produzido pela Associação Brasileiras de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
 
Outro dado do levantamento aponta para uma concentração da atividade em um pequeno grupo de incorporadoras de grande porte, que dispõem de estrutura financeira mais robusta e maior capacidade de execução, o que significa dizer que o crescimento se estruturou sobre projetos de maior valor agregado.
 
Desafios
 
Apesar do avanço expressivo do VGV, desafios estruturais têm dificultado uma expansão ainda maior, entre os quais, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que segue inflacionado, como revelou a edição mais recente da Sondagem da Indústria da Construção, divulgada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). É o que tem dificultado, inclusive, a atuação de incorporadoras de menor porte.
 
Para o ano, a expectativa é que a procura por imóveis que constituirão instrumento de preservação de patrimônio siga aquecida, especialmente na faixa de maior renda.
 
Fonte: e-investidor Estadão

Mais notícias