Notícias

28/05/2026

Evento destaca avanço tecnológico e integração do RI brasileiro

6º Encontro dos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo reúne principais lideranças do segmento em Atibaia

Registradores de Imóveis das mais diversas regiões paulistas estão reunidos desde a última quarta-feira (27) em Atibaia, em torno de uma agenda considerada estratégica para a atividade registral. Temas como inovação tecnológica, gestão das serventias, integração nacional, governança digital e segurança jurídica das transações imobiliárias compõem uma extensa programação, que foi aberta com a presença do presidente do Registro de Imóveis do Brasil - Seção São Paulo (RIB-SP) - entidade promotora do evento -, George Takeda; do presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Ari Álvares Pires Neto, e do presidente do Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis (ONR), Juan Pablo Correa Gossweiler, entre outras lideranças. 
 
Na solenidade de abertura, eles destacaram o avanço da digitalização dos serviços extrajudiciais e o diálogo crescente entre as plataformas eletrônicas existentes. "Vivemos um momento de profundas transformações no Registro de Imóveis e é justamente através da união da classe e do diálogo permanente que construiremos um futuro ainda mais sólido, moderno e conectado com as demandas da sociedade", disse o presidente do RIB-SP.
 
O presidente do Registro de Imóveis do Brasil, por sua vez, observou que as constantes mudanças regulatórias impõem o fortalecimento da representação política e técnica da atividade registral, algo que a classe tem compreendido. "O fortalecimento institucional e político do Registro de Imóveis é um tema central para o futuro da atividade. Precisamos estar cada vez mais presentes nos debates legislativos e regulatórios que impactam diretamente a segurança jurídica do país. A representação política da classe é essencial para garantir autonomia, valorização da atividade e a preservação de um modelo registral que presta serviços fundamentais para a sociedade brasileira", afirmou.
 
Formação acadêmica
A criação de uma estrutura acadêmica própria para a formação de profissionais que atuam no Registro de Imóveis foi sublinhada em um dos painéis do evento. Autorizada pelo Ministério da Educação a oferecer cursos de graduação e pós-graduação dirigidos especificamente a quem lida diariamente com a atividade, a Uniregistral foi lembrada como um marco histórico para o setor extrajudicial brasileiro.  
 
Também foram saudados o engajamento da classe em torno de temas como reformas tributária e administrativa, regulamentações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e propostas legislativas relacionadas à atividade extrajudicial, além do momento de aproximação institucional vivido pelo Registro de Imóveis no país. 
 
O 6º Encontro dos Registradores de Imóveis do Estado de São Paulo se encerra nesta sexta-feira (29).
 
Com informações do RIB/SP
 

Mais notícias